quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Ciclo de Vendas

O CICLO DE VENDAS é um conjunto de processos que percorremos para finalizar uma ação comercial. Posso sinalizar como dica de sobrevivência que normalmente as pessoas não dão importância ao início desse caminho, e exclusivamente olham para o fechamento, que é uma ambição de todos. Acham que basta conhecer o cliente para depois se preparar para atuar. Esse é um dos maiores enganos que um profissional pode ter, os primeiros passos devem ser vistos como fundamentais, analise assim:
- Na Abertura que vai acontecer os seus 5 segundos de ouro, é com uma breve frase que você vai encantar o seu cliente, e fazer com que ele queira te ouvir. Você tem que estar pronto antes de conhecê-lo, essa abordagem que irá compor a primeira impressão que ele terá sobre você!
- A Abordagem é a prova de sua oportunidade, se está tendo um diálogo, significa que ele disponibilizou um tempo para você. Conquiste esse cliente, cause uma boa impressão, tenha empatia e pratique regras de relacionamento. Não esqueça que o corpo também fala!
- Para a Qualificação preocupe-se em verificar as expectativas do cliente, perceba a necessidade por trás de cada necessidade, somente assim terá condições de desenvolver uma solução aderente ao desejo de seu cliente.
- Não seja como todos que se preocupam apenas com o restante: não perca o sono com a apresentação do seu produto ou serviço e com as objeções que poderão aparecer, não fique ansioso com a negociação e nem para receber o fechamento. Pense que isso será conseqüência do seu trabalho bem feito nas etapas anteriores.
Aproveite a oportunidade de mostrar ao cliente um meio ideal para satisfazer ás necessidades que você identificou, veja a argumentação contrária que o seu cliente fizer como uma forma de confirmar o interesse dele por sua empresa. E quando ele proceder ao fechamento, você terá certeza de que fez um excelente trabalho!

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