quarta-feira, 4 de maio de 2011

Quais são as competências de um vendedor

Eu posso dizer que para ter excelência ou sucesso em qualquer profissão é necessário possuir um conjunto de competências, onde destacamos em vendas, o famoso CHA: Conhecimento / Habilidade e Atitude.

* CONHECIMENTO: Esse sim ninguém pode negar que é sempre muito importante, e para qualquer ação em vendas temos: Obrigação de saber tudo sobre a Empresa e o Produto; Ter uma boa noção do Mercado no que tange a Clientes, concorrentes e participação; Conhecer as Técnicas de Venda e dominar todo o CICLO DA VENDA; Possuir um Planejamento Pessoal para elaborar os roteiros e organizar as informações pertinentes.

* HABILIDADE: é a sua capacidade de transformar o seu conhecimento em ações que resultem numa melhor performance comercial. É como você se posicionar na prática, no ato da venda, e o quanto é capaz de expor o que adquiriu de informação de forma assertiva. Ao contrário do que muitos pensam um bom vendedor não é aquele que possui habilidades de improvisação, esses são amadores, pois o bom profissional é TREINADO e está sempre preparado para atuar!

* ATITUDE: essa é a única competência que depende única e exclusivamente de VOCÊ. Não adianta possuir todo o conhecimento do mundo, nem ter uma vasta habilidade para fazer negócios, se você não possuir VONTADE de ser um VENDEDOR todos os dias. A disposição para enfrentar desafios, o preparo frente frustrações, a paciência em salas de espera, a persistência para conquistar um negócio e a frieza de uma concorrência, são atributos essenciais para atuar em vendas.

Verifique o seu CHA continuamente, pois assim você estará sempre empenhado em ser um profissional melhor do que ontem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário